sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Superação por amor à música


Limite é uma palavra que Saulo Laucas Pereira desafia desde que nasceu, há 26 anos. Nos primeiros dias de vida, a família descobriu que o menino era cego e, dois anos e meio depois, os médicos identificaram nele um autismo. Foi a música, aliada ao infinito amor da família e à incansável dedicação de sua mãe que mudaram o caminho de Saulo.

— Ele foi o sexto de dez filhos, e a primeira coisa que pensamos quando descobrimos que Saulo era cego foi “e agora?”.

O lema de nossa família sempre foi um por todos e todos por um, mas, nesse momento, nós nos fortalecemos e nos unimos ainda mais, sempre dando muito carinho a ele — conta a mãe de Saulo, Vanessa Laucas Pereira, de 60 anos.

Ela lembra que, quando criança, Saulo era hiperativo e só se tranquilizava quando ouvia música.

— Aos 10 meses, Saulo passou a ser estimulado por música clássica como parte do tratamento pediátrico.
Era a única maneira de mantê-lo calmo e sem chorar. Eu passei a falar cantando com ele — diz dona Vanessa, lembrando que sentia que alguma coisa ainda estava errada.

— Só quem é mãe entende. Ficava curiosa em saber como penetrar na vida dele, que parecia impenetrável.
Tempos depois, descobrimos o autismo. O desenvolvimento mental do menino foi todo feito por condicionamento. Ele era como um bichinho que teve de aprender de uma forma diferente.

Aos 7 anos, Saulo ganhou um pianinho de criança. A dedicação ao novo brinquedo animou a família a contratar um professor de piano e de canto para lhe dar aulas particulares. Logo, o menino estava executando clássicos da música. Outra surpresa estava por vir quando o professor afirmou que, além de
ser um gênio do piano, o garoto era dez vezes mais gênio no canto.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2010/09/05/superacao-por-amor-musica-321323.asp

3 comentários:

  1. Tive a oportunidade de ver Saulo tocar na audiência publica pelos autistas em brasília... e filmei. Tá no blog do Lu o vídeo, meio tremido devido a emoção... todos choraram... ele é um gênio, muito calmo e toca muito bem... lindo trabalho que com certeza merece ser divulgado.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Queria mais informações sobre autismo, mas informações de pais e não de professores, terapeutas, queria contato com o Saulo, mas não achei nada e alguns casos não tive resposta, tenho um filho com cegueira total, alguns traços do autismo, e como o Saulo ele toca piano, teclado, se puder me ajudar cm dicas agradeço.

    Ronaldo Neves
    Curitiba - Paraná

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo, estou com a vida bastante tumultuada, e por isso há muito tempo não publicava nada no blog. Em breve adicionarei algumas dicas e informações. Quanto ao Saulo, não tenho contato pessoal dele.
      Um abraço,
      Michele Senra

      Excluir