sábado, 19 de junho de 2010

Pérolas do Breno - Passeio no Zoológico e no museu


Sexta-feira passado fui com o Breno em uma aula passeio no zoológico. Eu ri bastante porque um macaco jogou areia em cima da gente e Breno ficou apavorado. Depois ele falou com o pai dele que foi nojento.


Depois visitamos o museu porque ele queria ver os dinossauros, mas ao ver os esqueletos se borrou de medo,rsrs.

À noite me fez um pedido inusitado:

- oh mãe eu adoro lagosta.
- Lagosta?
- Eu quero comer lagosta mãe
- Você nunca comeu lagosta....
- Ah me desculpe mamãe, eu quero é camarão. Eu adoro camarão.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Daniel Jansen, autista, conclui mestrado no IB



Como a amizade com uma cadela labrador ajudou Daniel Jansen, o primeiro autista brasileiro a defender sua tese numa universidadeUm cão-guia até o mestradoA AMIZADE ENTRE DANIEL E LUANA era uma dessas hipóteses difíceis de se concretizarem. Ele, um rapaz autista, avesso a qualquer contato físico, re­pelia todas as investidas dela, um filhote de cão labrador cheio de lambidas para dar. Mas esse encontro rendeu frutos. No fim de fevereiro, Daniel Ribeiro Jansen Ferreira, de i2 anos, defendeu sua dissertação de mestrado no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).Convenceu a banca e foi aprovado. Os especialistas que acompanham au- tistas não tem notícia de outro brasileiro que tenha ido tão longe nos estudos. Dificuldades de planejamento e convivência costumam emperrar a evolução escolar ides. Poucos concluem a faculdade. Daniel foi alem. Luana teve grande res­ponsabilidade nisso. Conheceram-se há :três anos, quando ela era recém-nascida. Daniel, que sempre evitou abraços e beijos humanos, recebeu um tratamento de cho­que: lambidas, afagos e fidelidade da cadela brincalhona.Algumas habilidades são muito mais desenvolvidas que outras. Daniel aprendeu a ler sozi­nho aos 4 anos folheando um fascículo sobre anatomia humana. Por outro lado, seu desempenho em interação social é baixo. o contato olho no olho e o en­tendimento das reações das pessoas são prejudicados. "Um simples 'oi' pode ser interpretado como uma paquera': diz o psiquiatra Cesar de Moraes, diretor-clíni­co da Associação para o Desenvolvimen­to dos Autistas em Campinas. o trabalho da entidade foi fundamental para que Daniel pudesse cumprir as exi­gências do mestrado.


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Audiência no Rio de Janeiro


Pessoal a Berenice da Adefa, me enviou um e-mail para divulgar a audiência que acontecerá no dia 21/06. Confira abaixo:


Caros companheiros e amigos do autista,

Aqui estou novamente convocando a todos para mais uma Audiência Pública, mais uma na história do autismo no Brasil!Dessa vez queridos amigos, estaremos unidos para pressionar os Deputados a aprovarem nossa lei que já tramita na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Graças ao Deputado Audir Santana, na Audiência de 17 de novembro 2009 saímos de lá com o projeto de lei já tramitando. Desde esse dia ele só tem nos acompanhado e feito tudo que está ao seu alcance para nos apoiar e não deixar que caia no esquecimento nossa causa maior, a CAUSA queridos amigos, são nossos filhos, são os filhos dos companheiros que não tem tratamento...Se hoje estou aqui pedindo apoio e comparecimento, não é por filhos que já tem tudo, é pelos que nada tem, é pelos injustiçados, pelos destituídos de escola, tratamento, dignidade, atenção por parte do Estado!Só nós sabemos onde dói o autismo, só nós sabemos que inclusão não há, que profissionais habilitados para tratá-los não há!Sempre costumo dizer que nós, mães de autistas somos todas irmãs! No decorrer dessa luta pelas leis, só tive mais certeza disso!Em cada companheira que se junta ao movimento eu vejo um pouco de mim, em seus filhos um pouco do meu filho...Por essas e outras companheiros, só temos um caminho a seguir... O caminho é políticas públicas!! O caminho é leis que NÓS temos que fazer que se aprove, NÓS temos que fazer que se cumpra!!!Nesse momento temos importantes aliados, o Senador Paulo Paim e Deputado Audir Santana que seguem conosco sem medir esforços, e por nossa vez, temos que estar lá, dizer o que queremos e mostrar que AUTISMO É TRATÁVEL!!!!Contaremos com a presença de vários profissionais da área e com nosso querido astro, o tenor Saulo Laucas que nos presenteará mais uma vez com sua belíssima voz, abrilhantando nossa Audiência!A hora é essa amigos, dia 21 de junho às 14.00 hrs no auditório da ALERJ, com o sentimento de vitória na alma,EU OS ESPERO!"A SOLUÇÃO PARA O AUTISMO COMO EU COMPREENDO, É PARA TODOS OU NÃO HÁ SOLUÇÃO SATISFATÓRIA!" Por amor, pelos autistas, sempre!!!Berenice Piana de Piana ADEFAAssociação em Defesa do Autista