sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Polêmica sobre autismo na próxima novela das seis

A Globo já definiu um dos temas que serão transformados em merchandising social de “Marajó”, próxima novela das seis da emissora. Trata-se do autismo e da síndrome de Asperger. Explica-se: algumas das chamadas crianças-índigo, que, como a coluna explicou têm sensilbilidade aflorada e até mesmo poderes paranormais, inicialmente são diagnosticadas como autistas ou portadoras da síndrome de Asperger. Ou sejam: têm comportamento um tanto introspectivo, mas também possuem habilidades como uma memória acima da média. É exatamente o que ocorrerá com a personagem que a pequena Klara Castanho viverá. Inicialmente, seu “dom” não será compreendido, até que ela passa a receber ajuda da jornalista Mariana, papel que caberá a Letícia Persiles.

E por falar em “Marajó”, mais nomes foram confirmados no elenco. Caso de Carlos Vereza, Othon Bastos e Ana Lúcia Torre. As gravações começam em janeiro, sob o comando de Rogério Gomes.


Fonte:http://colunistas.ig.com.br/natv/2011/11/24/marajo-a-proxima-novela-das-seis-discutira-o-autismo/


MINHA OPINIÃO DE MÃE:

Fico muito feliz que finalmente alguém se lembrou de abordar um tema tão necessário quanto o autismo, como já é feito nos EUA, por exemplo, onde o assunto é abordado em filmes, séries, documentários, etc. Porém me preocupa que o tema seja associado a paranormalidade. Respeito em quem acredita, mas eu não. Vivo uma realidade muito diferente e não só eu como muitas mães e pais que conheço, e é essa realidade que deveria ser retratada.
Por causa de filmes como o Rain man, muitas pessoas falam para mim "eles são muito inteligentes, né?" Quando na realidade a maioria tem déficits cognitivos.
Seria bacana se a novela mostrasse o quanto é dificil para uma mãe e um pai lidar com uma síndrome tão misteriosa e o quanto lutamos para que seus direitos sejam praticados. Como é difícil conseguir escolas, como é difícil conseguir tratamento e por aí vai. Todavia, não deixa de ter importancia falar na novela sobre nossos meninos e meninas e espero que as autoridades estejam atentas a eles.

Michele Senra