domingo, 12 de dezembro de 2010

Régis Rösing mostra como o esporte ajuda crianças com autismo a evoluir

Régis Rösing mostra como o esporte ajuda crianças com autismo a evoluir

Repórter do "Esporte Espetacular" revela como jovens autistas podem passar a interagir com o mundo exterior após terem contato com a ginástica olímpica

O autismo é classificado como um transtorno definido por alterações antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações na comunicação, interação social e uso da imaginação. Crianças com autismo vivem em um mundo só delas, não interagem com o que há em volta. Para elas, o mundo interior é muito maior do que o exterior. Mas o trabalho de um ex-atleta de ginástica olímpica, o professor Rodrigo Brivia, está surpreendendo médicos especialistas no assunto e, principalmente, os pais dessas crianças.

Rodrigo usa todos os aparelhos da ginástica olímpica como parte do tratamento. Simula competição, vibração, faz os movimentos como se estivesse se apresentando com a criança do lado e, de repente, o que ele faz começa a ser imitado. As crianças pulam de alegria, brincam, e algumas começam a dizer as primeiras palavras.

O esporte como instrumento e ferramenta de interação tem sido a chave que está abrindo as portas para crianças autistas.Tudo que elas precisam é a combinação de atenção e amor. O repórter Régis Rösing foi conhecer de perto essa iniciativa, que acontece em uma academia de ginástica, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2010/11/regis-rosing-mostra-como-o-esporte-ajuda-criancas-com-autismo-evoluir.html