quinta-feira, 6 de junho de 2013

Música e o autismo

A música sempre fez parte da minha vida a começar pelo meu nome. Meu pai queria homenagear sua banda favorita, os Beatles, e ele adorava a música "Michele". Cresci num meio musical, sempre cantei e aos 5 anos eu conseguia fazer divisão de vozes, tinha uma percepção auditiva muito boa. Fiz diversos trabalhos musicais ao longo de minha vida. Trabalhando como Backing, produção vocal....

Quando estava grávida do Breno, sempre colocava jazz para ele ouvir. Mas eu abandonei a música para me dedicar a maternidade e depois veio o autismo e tudo virou de pinta à cabeça. 
Uma vez, quando ele tinha 2 anos, coloquei "Take 6", grupo vocal de jazz, pra ele ouvir. Breno ficou tão eufórico, e nas notas dissonantes ele sorria tanto de felicidade. Mas, acabei não dando continuidade a uma musicalização com ele.
Ano passado, resolvi brincar com meu filho usando uma flauta doce, e para minha surpresa ele aprendeu com muita facilidade e demonstrou ter uma percepção musical muito boa. Fiquei tão empolgada. A música voltou na minha vida. Senti-me viva novamente, renovada e resolvi estudar musicoterapia.
Iniciei um projeto no CORA de musicalização e estou apaixonada!
Meus meninos são surpreendentes. Tenho um que tem ouvido absoluto. Ele é extraordinário! Em pouco tempo a música tem feito progressos. Temos uma menina que começou a desenvolver a linguagem através da música. Estou muito feliz com essa nova fase e meu filho mais uma vez se tornou minha inspiração. Eu amo demais meu filho e meu trabalho.
                                               Amarelinha musical - trabalhando solfejo

                               Interpretação e expressão corporal com a música "A dona Aranha".

                                                        Solfejando no xilofone.

                                                                Harmonizando no teclado.

                                    Explorando o tambor pela primeira vez, depois de 3 aulas.

                                                         Trabalho de ritmo em grupo.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Palestra na UFRJ - alunos do curso de extensão Mediação Escolar

No dia 04/06, fui convidada para dar uma palestra, pela coordenadora Rose Lane do curso de extensão Mediação Escolar da UFRJ - Faculdade de Letras. Foi uma tarde prazerosa e foi muito bom poder dividir a minha experiência como mãe e como co-fundadora do CORA. As pessoas precisam conhecer mais sobre autismo, e fazermos uma inclusão de verdade para nossos anjinhos.