sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Diagnóstico Precoce no Canadá

Cientistas Canadenses conseguem diagnosticar o autismo precocemente
Médicos conseguiram detectar a doença antes mesmo da criança saber falar.Técnica é capaz de detectar quem terá autismo mesmo entre irmãos.

Luís Fernando Correia Especial para o G1


Médicos desenvolvem ferramentas para avaliar bebês a partir dos três meses de idade. Segundo trabalho científico apresentado na Reunião Internacional para Pesquisa de Autismo, em Londres, o novo método poderá antecipar o diagnóstico de autismo em pelo menos dois anos. Atualmente os médicos começam a poder fazer o primeiro diagnóstico de autismo por volta dos dois a três anos de vida.

O grupo, chefiado por Mel Rutherford, da Universidade MacMaster, do Canadá, utiliza tecnologias de reconhecimento de movimentos oculares para distinguir distúrbios de atenção em bebês que ainda não falam.

O trabalho que está em andamento e teve seus primeiros resultados apresentados vem se mostrando capaz de distinguir dentro de um grupo de irmãos quais poderão vir a desenvolver sintomas do autismo.

A pesquisa começou com a observação de que as crianças começam a se interessar pela observação de faces de adultos a partir dos dois meses de idade, especialmente pelo olhar das pessoas.

Aos três meses de idade os bebês começam a poder acompanhar o olhar dos adultos, especialmente quando esses movimentam a cabeça em direção ao olhar.

O método de diagnóstico de autismo se baseia na medição da direção e manutenção do olhar das crianças. O olhar do bebê é acompanhado através do reflexo da luz enquanto imagens de faces são mostradas em uma tela de computador.

As crianças são avaliadas de maneira seqüencial de três em três meses a partir do terceiro mês de vida até completarem um ano. Os especialistas canadenses acreditam que seu método consegue avaliar precocemente o desenvolvimento social das crianças.

O diagnóstico precoce do autismo pode significar o início de uma atenção especializada mais cedo, traduzida por uma integração social maior no futuro dessas crianças.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL488960-5603,00-CIENTISTAS+CANADENSES+CONSEGUEM+DIAGNOSTICAR+O+AUTISMO+PRECOCEMENTE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário