terça-feira, 8 de junho de 2010

Brincar de imaginação - estimulando o desenvolvimento de Breno


Alguns anos atrás fiz teatro profissionalmente. Cheguei até a ganhar concursos literários e tinha registro pela SBAT como autora teatral. Além disso também cantava profissionalmente. Enfim, minha vida era no palco.

Com a chegada do Breno tive que abdicar do meu lado "artistico" para me dedicar totalmente a ele. Usando meu instinto teatral, comecei a fazer leituras dramatizadas para meu filho e ele adora! Através da dramaticidade passou a compreender mais as emoções e expressões. E passou a interagir em brincadeiras de faz-de-conta.

Ontem mesmo, Breno me propôs brincar de "Os três porquinhos", e criou um diálogo entre os porquinhos e o lobo e eu tive que reproduzir. Depois pediu para brincarmos de chapeuzinho vermelho e lobo mau.

Na escola já realizou duas redações.

Aos poucos sua capacidade imaginativa tem aflorado e com isso tem melhorado sua interação social.

Brincar é muito importante para o desenvolvimento emocional, cognitivo e autonomia, além de trabalhar essencialmente a interação social que é um dos três maiores desafios do autismo.

Então para papais e mamães, soltemos nosso lado artista, nosso lado criança, e brinquemos com nossos filhos. Eles irão amar!

2 comentários:

  1. Oi michele! Meu nome é Lenice e também tenho um filho lindo, com autismo. Me identifiquei muito com o assunto do seu blog, pois a dificuldade de imaginação sempre me preocupou mais do que a dificuldade de comunicação. Afinal o pensamento é anterior à fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lenice, mas essa dificuldade existe mesmo. Às vezes Breno tem dificuldades para criar uma frase, e em outros momentos cria alguma coisa... enfim, é um trabalho e esforço constante para o estímulo da imaginação.

      Bjs

      Michele Senra

      Excluir