quarta-feira, 23 de junho de 2010

Eu fui na Audiência pública na ALERJ








No dia 21/06 eu fui a audiência pública, cujo objetivo era solicitar a aprovação da lei 2702/2009. O Deputado Audir Santana está ajudando no tramite deste processo. Adorei conhecer a diretoria da ADEFA que tem realizado um lindo trabalho. Além disso tive a oportunidade de conhecer outras instituições e pessoas que estão envolvidas no processo de luta e defesa pelo autismo.

Na abertura teve a aparesentação do tenor autista-cego Saulo Laucas. Gente que voz! Depois seu pai falou um pouco sobre ele. Disse que o filho faz faculdade de música e fala três linguas (lembrei do meu Breninho,rsrsrs).

Teve um jornalista do JB, Paulo, que falou sobre a falta de informação por meio da mídia e de como alguns médicos são arrogantes e não se abrem para conhcer o autismo mas a profundoA Vãnia, uma mãe que falou das dificuldades de se encontrar uma escola inclusiva e que as leis só falam das escolas públicas, mas que precisamos de medidas nas escolas privadas também. Concordo plenamente.

O Ulisses que também falou sobre leis e diagnóstico precoce.

Cláudia da APADEM falou sobre as difuldades de tratamento para autistas adultos. Foi uma pena que ela teve que sair antes do término, porque não pude tirar uma foto com ela,rsrs. E as fotos que tirei ficaram muito escuras

A Dra Geórgia, falou sobre a importância da dieta.

A Jusceli e sua equipe falaram sobre as parcerias com universidades para pesquisas.
Foram muitos convidados, e muitos assuntos discutidos.


Espero que a lei seja aprovada, mas quero deixar um adendo, que seja regulamentado o ensino para as escolas particulares também, porque uma vez eu liguei para a secretaria de deficientes para pedir orientações sobre escola particular e uma pessoa que me atendeu foi bem grossa e rispida e me disse da seguinte forma; "não posso fazer nada por escola privada, procure o procon". O mec fica no pé das faculdades particulares para avaliar o ensino, porque não faz o mesmo com relação a inclusão escolar?

.

Um comentário:

  1. Michele querida, obrigada pelo carinho com que trata toda essa questão. Enviarei cópia à todos os membros. Tem toda razão, o MEC deveria fazer seu papel junto a questão da inclusão. Pelo visto pouco está se importando. Vamos levar ao conhecimento do deputado.
    Adorei conhecê-la!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir