segunda-feira, 18 de julho de 2011
O que é Floortime?
"floortime" tem como meta ajudar a criança se tornar mais alerta, ter
mais iniciativa, se tornar mais flexível, tolerar frustração,
planejar e executar seqüências, se comunicar usando o seu corpo,
gestos, linguagem de sinais e verbalização. Se a criança já souber o
PECS e a linguagem de sinais, trabalhe com isso no "floortime". Se a
criança ainda não conhecer nem a linguagem de sinais e nem o PECS,
não use o "floortime" para começar esses métodos, uma vez
que "floortime" não é hora de ensinar, mas explorar a espontaneidade,
iniciativa da criança e a verbalização. O mais importante é despertar
na criança o prazer de aprender.
Faça da hora do floortime uma hora de diversão, risos, brincadeira e
reconheça as oportunidades do dia a dia para solucionar problemas e
conseguir suportar mudanças. Use isso na sua rotina trabalhe as
expectativas da crianca, o que a criança faz por ela.
Um resumo do Floortime:
• Metas especificas do comportamento e estratégias
do "Floortime"
Metas para a criança ser mais alerta e consciente
Atividade "Floor time"
Alerta e consciente
•Notar que algo está diferente
•Diferenciar informações sensoriais como visão, audição e outras
•Reconhecer que está enfrentando um obstáculo
•Identificar o problema
Tomar Iniciativa
•Encorajar a ser menos passivo no ambiente
•Não deixar este processo seguir automaticamente
Ter mais flexibilidade
•Crie mudanças pequenas e problemas para que a criança note, inicie e
tolere mudanças
•Ajude a aprender e a lidar com estas situações aprendendo a resolver
problemas e receber informações
Manter seqüências por mais tempo, com mais ações complexas e
comunicação
•Ter experiências que requerem dar vários passos para resolver
problemas (usando uma forma de comunicação)
•Questionar para saber quem quer o problema resolvido
•O que quer resolver
•Quando querem isso resolvido
•Onde eles querem isso resolvido
•Porque eles querem isso resolvido
•Quem pode resolver
•Envolta ações, gestos e palavras
Encontrar maneiras para resolver problemas
•Ajude a criança no processo de solucionar o problema (não diga ou
mostre o que fazer. Seja sutil: Onde devemos procurar, que
ferramentas precisa).
•Sugestões para Brinquedos: comida de mentirinha, caixas de produtos
de mercado como do cereal, sabão em pó, coisas de casa. Roupas e
móveis para bonecos, roupas suas, carinhos, ferramentas de plásticos,
animais de vários tipos, quadro negro, giz, tinta, massinha,
telefone, bonecos de plásticos que representem a família, pessoas da
comunidade (como policial, bombeiro), blocos, crayons, bola e muitos
outros brinquedos que estimule a imaginação e criatividade.
•Comunicação: Depois de observar a criança você pode usar as
palavras, gestos (apropriados), linguagem de sinais, PECS . Use o
interesse dela criança para construir a comunicação. No começo a
criança pode não aceitar esta troca, insista e, com o tempo, notará
que ela não só aceita, mas que estabelece troca e crescimento na
comunicação.
•Deixe a imaginação da criança fluir: Deixe a criança ser líder da
brincadeira (Criar). O seu papel é o de (faça comentários
instrutivos, perguntas que estimulem a criação e a compreensão dos
sentimentos).
•Estratégias para intervenção: Não importa o tipo de brincadeira o
importante é que seja iniciada pela criança. Não se intimide com a
possível rejeição, tente novamente. Insista em uma resposta para as
perguntas. Se ela está interagindo com uma atividade, não mude para
outra. Explore aquela iniciada. Saiba diferenciar quando deve usar a
brincadeira para ensinar ou só criar e explorar situações sociais.
•Oportunidades para praticar Floortime com a criança: Dê assistência
para solucionar problemas do dia-a-dia e suportar mudanças
(identifique estas oportunidades e as use). Sugestões: na rotina
diária, nas expectativas, nas atividades que a criança faz, crie
desafios com pequenos passos.
•Oportunidades do dia a dia para praticar Floortime com a criança:
Tirar e vestir a roupa: ofereça a opção de fazer uma escolha e, se
for muito difícil escolher sozinha (a camisa verde ou azul, calça
branca ou preta), ajude-a. O mesmo para tirar a roupa, deixe escolher
o que vai tirar primeiro.
Nas refeições converse com a criança sobre a comida (quem gosta de
cenoura? O coelho, onde o coelho mora?), sempre assuntos
relacionados.
No carro ou ônibus puxe assunto (olha o cachorro, ele faz "au-au"),
cante músicas que a criança goste, insista na participação da criança.
Quando deixar a criança na escola dê o seu tempo e atenção. Pergunte
sobre os projetos de arte na sala, os alunos e outras coisas que
chamem a atenção. Mostre seu carinho e diga sempre "até-logo". Ao
retornar, pergunte como foi o seu dia (mesmo que normalmente não
obtenha resposta) e deixe-a contar, de alguma forma, o que fez.
Na hora do banho brinque com a criança na banheira. No chuveiro cante
uma musica que demonstre os passos para se lavar.
Leia um livro e ao ler preste atenção na emoção da criança. Faça
perguntas, mostre situações, discuta a história. Aproveite para usar
este momento para se aproximar, chame-a para se sentar no seu colo ou
ao seu lado. Livros com figuras serão mais bem recebidos, pois
despertam o interesse apelando para o sentido da visão. (Leia sempre,
mesmo que ache que não está prestando atenção).
Na hora de dormir tente se aproximar, fazer carinhos; cante cantigas
de ninar até a criança dormir.
•Usar atividades do dia a dia para solucionar problemas:
• Mude de lugar a cadeira nas horas das refeições. Deixe-a resolver
como pode comer (ter a idéia de pegar a cadeira).
•Deixe a jarra de água fechada quando colocar água (deixe-a perceber
qual é o problema, se for difícil, sutilmente dê uma sugestão).
• Na hora de tomar banho não ponha água na banheira (deixe-o perceber
o problema e tentar uma solução).
•Mude os livros, brinquedos, fitas de vídeo, sapatos, etc. de lugar.
Coloque duas meias no mesmo pé e deixe a criança perceber que está
errado.
• Coloque a meia na mão (deixe perceber que esta errada).
• Dê um sapato de adulto para usar.
•Deixe o copo virado para baixo ao oferecer bebida.
•Coloque brinquedos em uma caixa que a criança possa ver e tenha
dificuldade de abrir.
•Misture o quebra-cabeça com outras peças para dificultar a sua
solução.
•Estratégias para comunicação:
• Brincadeiras sensoriais como pular, fazer cócegas, balanço.
• Use brinquedos como causa e efeito (esconda e deixe aparecer depois
como mágica. Faça cócegas com uma pena ou com algo delicado para
estimular os sentidos).
• Brinque de esconde-esconde, brincadeiras com as mãos e que usem
cantigas.
• Brinque de ping-pong usando a verbalização.
•Responda a qualquer som que a criança faz.
• Use gestos (apropriados), tom de voz, linguagem do corpo para
acentuar as emoções.
• Aceite as frustrações da criança da mesma maneira que você aceita
as emoções positivas.
• Ajude-a lidar com a ansiedade (separação, se machucar, agressão,
perda, medo), solução de problemas. (A criança deve solucionar
sozinha e você pode sutilmente ajudar, não solucione por ela).
•Estratégias para ajudar a criança a construir palavras simbólicas:
• Identifique situações do dia a dia que a criança reconheça e goste
e mantenha brinquedos disponíveis para poder brincar sobre essas
situações
• Crie situações de faz-de-conta que despertem o interesse da criança.
• Deixe a criança descobrir o que é real e o que é ilusão. Deixe-a
tentar vestir a roupa da boneca mesmo que não caiba; vestir-se de
pirata e faça de conta que ela é o pirata. Se estiver com sede
convide para tomar um chá, sente-se e brinque pretendendo ser uma
festinha. Quando ela estiver com fome brinque de cozinhar invente ou
crie um banquete real com comida.
•Estimule brincadeiras em que pretenda ser outra pessoa, se subir na
suas costas finja ser um cavalo, no sofá uma montanha, ao brincar na
piscina faça de conta que esta é ser o mar.
• Use bonecos para representar a família.
• Crie símbolos para os objetos ao brincar: p. e., a bola é um bolo.
• Ajude a criança a elaborar as direções ao brincar: quem esta
dirigindo; onde está indo; porque está indo embora (mantenha a
conversa o máximo possível e use palavras como: quem, o que, onde,
por que).
•Quando aparecerem problemas crie uma solução simbólica para ajudar a
resolvê-los.
• Brincando crie situações como se a boneca estivesse doente fazendo
de conta que você e a criança são médicos, usando brinquedos iguais
aos instrumentos dos médicos para ajudá-la. Crie situações em que o
carro quebre e use as ferramentas para concertar (se envolva na
trama, encoraje a imaginação).
• Faça perguntas a bonecas.Crie obstáculos na brincadeira, mude sua
voz para ser outra pessoa.
• Use figuras que a criança goste como Barbie, Mônica, Homem-aranha.
•Adote um tema para trabalhar.
•Trabalhe a fantasia e a realidade.Deixe a criança dirigir, a
brincadeira não precisa ser real, mas dê encorajamento à lógica.
•Foque no processo, identifique começo, meio, fim. Qual será o seu
personagem (chore quando se machucar, mostre felicidade em situasões
felizes, dê risadas, faça "voz de mau". Dramatize para caracterizar e
reconhecer as emoções. Reflita idéias e sentimentos brincando e no
dia-a-dia).
•Discuta situações abstratas como homem malvado, o mocinho da
historia, separação, ciúme, medo, ódio e outros.
• Brincando simbolicamente e conversando, deixe a criança atuar
para compreender e superar obstáculos e, assim, alcançar o controle
das emoções e das novas experiências.
•Estratégias para desenvolver o pensamento abstrato:
•Siga a idéia da criança e ajude na construção desta idéia.
•Desafie a criança a criar novas idéias na brincadeira ("faz-de-
conta" – "Pretenda").
•Pratique e amplie a interação (conversas, gestos, verbalização).
•Mantenha uma conversa lógica sempre (carro, ônibus, comendo, tomando
banho, até mesmo brincando).
•Estimule a compreensão da fantasia e da realidade.
•Use brinquedos como sendo reais (usar roupas fantasias).
•Brinque com fantoches.
•Crie uma situação segura para brincar de agressão e poder.
•Reconheça medo e evite certos sentimentos envolvendo-os em temas e
caracteres.
•Durante a brincadeira e conversa siga o começo, meio e fim da
História (a idéia),
•Identifique problemas para serem resolvidos, motivos e sentimentos
(aceite todos os sentimentos e encoraje a ênfase).
•Escolha livros para ler que tenham temas, motivos e problemas
resolvidos. Discuta o que acontece e os sentimentos, pergunte porquê
e as opiniões.
•Encoraje pensamentos abstratos.
•Compare e contraste diferentes idéias,
•Use visualização (fotos, linguagem de sinais).
•Evite mecanismos prontos, fragmentos, questões acadêmicas (seja
criativo),
• Tome a posição de ator, represente a família.
• Se envolva no drama, seja um personagem, fale com as bonecas faça
perguntas mantenha uma conversa.
•Estratégias para desenvolver habilidades motoras:
•Encorajar desfazer (desconstruir coisas, idéias, etc.).
•Mover objetos em uma linha.
•Cobrir objetos desejados.
•Montar errado um quebra-cabeça.
•Colocar um brinquedo dentro de outro brinquedo.
•Mudar o brinquedo do último lugar em que a criança o colocou.
•Agir sempre de forma intencional e simbólica.
•Segurar um brinquedo com a figura de um animal e passear por outros
lugares com ele.
•Brincar com tamborim (este tipo de movimento é muito estimulante).
•Brincar com carrinho roda, levar o carrinho para a garagem.
•Brincadeiras que usem as mãos (a canção da arranha, p.ex., e outras).
•Criar soluções a problemas que requerem vários passos para serem
resolvidos.
•Colocar um objeto desejado dentro de uma caixa dificultando a sua
abertura.
•Consertar brinquedos usando ferramentas de brinquedo.
•Criar obstáculos para criança pegar um objeto ou colocá-lo na
posição correta: dê um livro para ler no lado ao contrário, um jogo
que não funcione, sente-se no lugar favorito dela, tente chegar
primeiro ao lugar que ela quer ir.
•Colocar um objeto dentro da sua mão e deixar a criança escolher a
mão em que acha que está o objeto.
•Colocar fotos de revistas (mostre situações sociais) no nível dos
olhos da criança Mude sempre as fotos, espalhe-as pela casa.
•Encorajar investigação de pistas e sinais.
•Usar sugestões indiretas (cadê você?).
•Arremessar uma bola em uma cesta.
•Modelar/mediar uma seqüência do que se deve fazer.
•Planejar suas idéias - conversar sobre o que a criança necessita
para o seu dia.
•Guardar os brinquedos depois de brincar. (Noção de ordem).
•Desafiar, apresentar razões, negociar.
•Brincar interativamente. (Música use as mãos).
•Brincar de procurar o tesouro e use um mapa que explore o visual,
verbal e as pistas.
•Brincar com jogos cognitivos. (Parque, cozinhar). Atividades que
usem as artes e manufaturas (corte e cola, pinturas, etc.).
•Encorajar atividades atléticas (futebol, natação, ginástica e
outros).
Fontes:
Greenspan, Stanley I M.D & Wieder Serena, Ph.D., Wesley Addison
(reading,MA). The child with special needs: Encouraging Intellectual
and Emotional Growth. (1998). The most recent, comprehensive, and
parent oriented discussion of the use of floortime with children with
special needs.
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QUERO CONVIDAR AOS PAIS DE CRIANÇAS E ADULTO AUTISTA QUE RESPONDAM ESTE
ResponderExcluirQUESTIONÁRIO PARA NOS AJUDAR A COMPREENDER MELHOR CADA UM DE NÓS APÓS
VÁRIOS QUE PREENCHER E ENVIAR VAI ME AJUDAR MUITO NESTA PESQUISA DEIXE
SEU COMENTÁRIO POR FAVOR!A VISUALISAÇÃO DAS RESPOSTAS FICARÁ SÓ PARA MIM
E OS PAIS AUTORIZANDO POSTAREI DEPOIS OK VAMOS LÁ ME AJUDEM,!!É SÓ cOpiar o LINK e colar na url NÃO É VIRUS
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