Definição e conceituação
Os Transtornos do Espectro Autista são considerados modernamente como um conjunto heterogêneo de síndromes clínicas, tendo em comum a tríade de comprometimentos da interação social recíproca, comunicação verbal e não verbal e comportamentos estereotipados, variando num continuum, desde as formas mais graves até as mais leves.
Apresenta uma prevalência, considerando todo espectro, de 3/1000, o autismo clássico, 1/1000, a síndrome de Asperger, 0,25/1000, e as formas atípicas, 1,5/1000.
A prevalência em indivíduos do sexo masculino e feminino ocorre na razão de 4:1.
Empatia
Transtorno do reconhecimento social
1.A forma mais grave é o isolamento e a indiferença às pessoas.
2.Uma forma mais atenuada pode ser vista naqueles que não procuram espontaneamente o contato social mas aceitam ser procurados sem oferecer resistência.
3.Neste nível as pessoas procuram o contato social de forma inadequada e unilateral.
4.Neste nível há uma pobreza na capacidade de aprender as regras mais sutis da interação social e uma falta percepção em relação aos outros.
Alterações na comunicação social
1.Ausência de qualquer desejo de se comunicar com os outros.
2.Expressão de necessidades sem outra forma de comunicação.
3.Os indivíduos com fala podem fazer comentários fatuais que não fazem parte de uma troca social e irrelevantes dentro do contexto.
4.Algumas crianças de mais idade falam bastante, mas se envolvem numa verdadeira conversação recíproca.
2.Uma forma mais atenuada pode ser vista naqueles que não procuram espontaneamente o contato social mas aceitam ser procurados sem oferecer resistência.
3.Neste nível as pessoas procuram o contato social de forma inadequada e unilateral.
4.Neste nível há uma pobreza na capacidade de aprender as regras mais sutis da interação social e uma falta percepção em relação aos outros.
Alterações na comunicação social
1.Ausência de qualquer desejo de se comunicar com os outros.
2.Expressão de necessidades sem outra forma de comunicação.
3.Os indivíduos com fala podem fazer comentários fatuais que não fazem parte de uma troca social e irrelevantes dentro do contexto.
4.Algumas crianças de mais idade falam bastante, mas se envolvem numa verdadeira conversação recíproca.
Deficiente da imaginação e compreensão social
1.Ausência total de imitação e brincadeiras de faz-de-conta.
2.Pode haver imitação mecânica sem compreensão do significado.
3.Pode haver uma representação repetitiva e esteriotipada de um papel como um personagem de tv, um animal ou objeto inanimado, sem variações ou empatia.
4.Pessoas mais velhas com leves distúrbios podem ter uma noção que algo ocorre na mente dos outros, mas sem especular o que seja.
5.Algumas pessoas com a tríade demonstram habilidade para reconhecer o sentimento dos outros, porém num nível intelectual, sem compreensão das emoções.
Sistematização
1.Ausência total de imitação e brincadeiras de faz-de-conta.
2.Pode haver imitação mecânica sem compreensão do significado.
3.Pode haver uma representação repetitiva e esteriotipada de um papel como um personagem de tv, um animal ou objeto inanimado, sem variações ou empatia.
4.Pessoas mais velhas com leves distúrbios podem ter uma noção que algo ocorre na mente dos outros, mas sem especular o que seja.
5.Algumas pessoas com a tríade demonstram habilidade para reconhecer o sentimento dos outros, porém num nível intelectual, sem compreensão das emoções.
Sistematização
ILHAS DE HABILIDADES: Hiperlexia (leitura precoce), memória excepcional, arte, desenhos detalhados.
OBSESSÃO POR SISTEMAS: habilidades avançadas por máquinas, computadores, eletrônica.
COMPORTAMENTO REPETITIVO: hábitos de se fixar repetitivamente nas suas áreas de interesse
OBSESSÃO POR SISTEMAS: habilidades avançadas por máquinas, computadores, eletrônica.
COMPORTAMENTO REPETITIVO: hábitos de se fixar repetitivamente nas suas áreas de interesse
Transtornos do Espetro Autista
DSM-IV
Transtorno autista
Síndrome de Asperger
Transtorno desintegrativo da infância
Transtorno invasivo do desinvolvimento sem outra especificação
Síndrome de Rett
sou auxiliar de classe de uma escola em Salvador e estou trabalhos com um menino altista de 11 anos mais não sei como chamar a atenção dele o que faço para fazer com que ele interaga comigo estou preocupada com essa falta de integração pois tenho conheco um que tem traços leve de altimo mais interage com coimigo bem
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