quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Momentos de profunda tristeza


Ontem recebi um e-mail de uma mãe onde ela colocava toda sua angústia com relação ao autismo de seu filho. Tal angústia entendo bem.

Uma das coisas mais irritantes é que vc está sempre tendo que provar para as pessoas que seu filho tem capacidade para algo, ou então, sim ele é autista. O autismo não é uma deficiência de aparência e sim de comportamento. As pessoas olham e pensam que é uma criança mal-criada ou esquisita, e quando vc diz ele é autista vc ouve sempre a mesma resposta: NOssa nem parece!

Quando vou a igreja, por exemplo, e o Breno fica pulando e abanando as mãos na frente do púpito, vem várias pessoas falar no meu ouvido:

- leva ele pra escolinha.

- ele não fica - respondo séria

- leva ele pra escolinha - outro incoviniente

- ele não fica

- segura o seu filho, que o pastor tá olhando

- seu filho, seu filho, bla blablablabla


Teve uma vez que uma senhora ficou tão irritada porque ele estava pulando e abanando as mãos que começou a falar alto:


- O que é isso? O que é que vc tem? VC está louco?

- Ele é autista - gritei nervosa

- fica falando que o menino é autista só pra justificar ele está fazendo isso


Contei até mil pra não dá na cara dela.

Se ele fosse Down, por exemplo, ninguém ia falar nada porque iria perceber pela fisionomia.

A maioria das pessoas, diferente da mulher doida, quando falo ficam tão constrangidas, que na tentativa de reparar o "erro" tentam me agradar e ao meu filho ao ponto que começa a ser chato.


Meu filho estudava em uma escola onde eu expliquei que ele sabia ler (Breno é Hipeléxico). Ninguém acreditou até o dia em que uma professora nova comentou, então a diretora disse:

" bem que a mãe do Breno tinha falado".


As crianças costumam ficar mais confusas ainda. Mas eu não falo que ele é autista porque elas não maturidade pra entender. Eu fui explicar para um priminho da mesma idade do meu filho e vi que não foi bom. Uma vez os vizinhos dele queriam emprestar a bicicleta para o meu filho e meu primo com ciúmes falou;

- não empresta pra ele, não. Ele é autista e não vai saber usar.

- ....ele não sabe usar, mas não é porque ele é autista. Ele não sabe porque não tem uma, porque se tivesse ele saberia.


Depois disso, quando uma crianças me pergunta "porque ele não conversa comigo?", ou "ele Fala" ou dou outra explicação. Uma vez estava em uma festa e uma criança me peruntou?

- ele é seu filho?

- é sim

- ele tem problema?

- como assim?

- ele tem problema? ele não fala?

- ele não tem problema. Ele fala sim e de tudo. Mas ele ainda não sabe conversar.

- ah coitadinho!

- mas um dia ele vai aprender e a gente vai ajudar, né

- é mesmo, um dia ele vai falar de tudo.


É mais complicado lidar com as pessoas do que com o autismo em si.

Um comentário:

  1. Oi querida procurando blogs sobre o autismo cheguei no seu, vi o Breno e achei ele muito lindo e fofo, parabens pelo filho e pela luta...minha filha tem 2 anos e 3meses e estamos com suspeita de que ela tenha autismo, estou bem triste ainda, não levamos ela na neuro ainda porque estavam de ferias, só dia 08 vou saber o que a minha filha tem...sei que devo ter orgulho dela e tenho, amo agora ela mais do que nunca, mas to naquela fase de "luto" sabe...lendo teu post de hoje mesmo que de uma ano tras senti na pele, meus Deus o que vou passar mas vou ser como tu ou tentar, que mexam comigo e não com meus filhos, sim tenho um filho mais velho que esta com 8 anos.
    mais uma vez parabens pelo lindo filho e pela tua coragem de expor esse "assunto", pois muitas mães assim como eu se sente só sem respostas e tudo mais, Obrigada!

    ResponderExcluir