terça-feira, 2 de março de 2010

Breno - O poliglota


Breno adora assistir a seus desenhos favoritos em outras línguas. Ele baixa videos no youtube dos desenhos em espanhol, francês, inglês...

Eu escuto as gargalhadas dele enquanto assiste.

Outro dia estávamos em um supermercado e ele me perguntou:

- mãe como é feijão em inglês?

- Não sei filho. Como é?

- frejoles

- Ah então você falou feijão em espanhol e não em inglês.


Ontem ele estava assitindo ao desenho do Mickey e eu perguntei:

- Esse desenho está em que língua? É espanhol?

- Não mãe. É em French

- Hum...você está assistindo em francês!


DEsde os 2 anos de idade ele conta em inglês e português. Não estou dizendo que ele entenda outras linguas, mas percebo que é uma área de interesse dele. E quem sabe futuramente ele vai ter domínio de outras línguas.


Ultimamente Breno tem tido compreensão de muitos assuntos. E muitos voltados para a ciência, é claro que dentro da faixa etária dele. Mas sempre que percebo que algum assunto lhe desperta o interesse eu estimulo.


Eu estava lendo sobre o son-rise, vendo uns vídeos... Basicamente pelo que eu entendi o método é brincar. E as crianças que eu vi todas eram verbais. A minha curiosidade é se funciona em uma criança não verbal e de comprometimento maior. Particularmente não vejo o método como um milagre, porque cada criança tem o seu tempo de despertar próprio. As brincadeiras sempre foram de extrema importância, sim. Eu brinco muito com o Breno. Mas não vejo a necessidade de se trancar por horas com uma criança numa sala. Se você brincar com a criança em horas de lazer, colocar a criança pra te auxiliar em alguma tarefa, ou até mesmo, ensiná-la a brincar com outras crianças, você terá resultados excelentes também. A socialização, o convívio com o mundo exterior é que tem que ser explorado.

Abordagem pra mim é algo muito individual. Quando se trata de autismo não se pode intitular regras, pois apesar das semelhanças cada um tem sua personalidade e grau de comprometimento. E esse entendimento falta até nas escolas. Como é difícil conseguir uma escola. E quando encontra ....

Se a criança se agita, tira da sala de aula. Se a criança não consegue copiar do quadro, tira da sala de aula, sala de recurso. OU seja, é mais segregação do que inclusão.

Cansei! Escola pra mim agora é só socialização. A professora dele agora sou eu. Todos os dias fazemos atividades. Dou aula de pôrtuguês, matemática, ciências, história, geografia, ingles e espanhol.

Fico desgastada as vezes, porque minha vida social acaba ficando de lado. Eu vivo mais em funçaõ do autismo do que em mim. Mas enfim... apesar de tudo meu filho é meu maior orgulho. O sorriso dele me quebra, os beijinhos dele me derretem, não vivo sem meu bebê poliglota,rsrsrs.


Um comentário:

  1. Depois de ler este artigo me despertou algo interessante. Meu filho Igor também adora ver desenhos e filmes em outras linguas. Adora músicas em espanhol. Fato muito interessante...

    ResponderExcluir