sexta-feira, 2 de abril de 2010

HOJE É O DIA!


Hoje é o dia Mundial da conscientização do autismo. Para nós mães essa conscientização é todo dia. Nossa luta é diária. Dias árduos, dias felizes, enfim, uma montanha russa de emoções.

Penso que nós pais devemos ser agentes transformadores e motivadores, seja na escola, na igreja, na rua, em qualquer grupo social.

Meu filho tem feito grandes progressos e isso me deixa muito feliz. Ainda temos muitos degraus a serem conquistados, mas eu nunca vejo o diagnóstico e sim o prognóstico de que Breno será um adolescente, um adulto capaz.

Breno foi um bebê normal como outro qualquer. Muito sorridente, fazia contato ocular, não estranhava niguém, mas um bebezinho hiperativo,rsrsrs. Escala nosso colo como quem escala uma montanha. Andou antes de completar 1 ano e balbulciava desde os 4 ou 5 meses.


A partir de 1 ano é que seu comportamento foi mudando. Já era mais arredio a colo, passou a estranhar as pessoas, não fazia contato visual.....
Nenhum pediatra descobria o que meu filho tinha. Só diziam que era falta de escola. Quanto tempo perdido!


O primeiro neuro que levei meu filho suspeitou de "pré-autismo" ou Gênio. É óbvio que a GENIALIDADE foi a palavra que mais gostei de ouvir, até porque eu nunca tinha ouvido falar de autismo, pra mim autismo e mongolóide era a mesma coisa.
Outro disse que autismo era impossível, que ele tinha uma imaturidade cerebral com déficit de atenção.
O terceiro gritou comigo e disse que meu filho não era autista. Depois de muito observar disse ele tinha traços autista, mas não era autista.



Até que encontrei dois anjos. Dr° Adailton Pontes e Mônica Acciolly.
Tenho certeza de que minha história é muito comum a de muitas outras mães que peregrinan até encontrar a verdade.

Com relação a seu vocabulário ele melhorou muito. Não tem mais jargão, nem ecolalia. Faz perguntas e dá respostas. A fala dele está se aproximando ao normal. Não troca letras e na escrita é muito difícil ele errar uma palavra.
Esses dias ele montou um caça-palavras temático. Pegou a régua, marcou os quadrados, escreveu as palavras. UM dos caças era de frutas e o outro dos membros da família.
Essa semana estávamos na sala assistindo a novela quando ele falou:

- mãe, vc sabe o que a tia Juliana disse?
- Não filho.
- ela falou "vc não é lindo, não mexe na mochila que vai quebrar. Ei ele vem aqui..."
- Nossa filho ela falou isso tudo.
- Nossa mãe suas pernas são bem pesadas. As mais pesadas que eu já vi na minha vida. - virou-se pra minha amiga - oh tia Patrícia, vc sabe o que a tia Juliana disse?

Ah tem coisas que ele entende ao pé da letra. Ele estava no computador na escola e estava em pé pulando. A professora disse:

- Ei Breno, por acaso tem espinho na cadeira?
Ele olhou para a cadeira e respondeu: "Não" e sentou.

Vimos um gatinho na rua e ele falou:
- mãe eu sou um gatinho.
- é meu filho mas vc é um gato gente e aquele é um gato animal. Quando alguém te chama de gato ela quer dizer que vc é lindo.
- é o breno é um gatinho
- è a mesma coisa que o breno é lindo.








2 comentários:

  1. Oi Isabel,a gente faz o que pode para divulgar.
    Estou com uma cliente com 30 anos que a mãe até hoje ainda não aceita que a filha é autista.Uma pena,deixou de fazer tantas coisas por ela!
    Até os 17 anos ela estava bem melhor,andava de bicicleta,falava,escrevia,lia,e depois de um tombo na bicicleta parou completamente.Hoje não fala quase nada,quase nunca permanece assentada.E a mãe,ainda fica pesquisando com uma infinidade de exames o que tem a filha.Cada médico que diz que é autismo ela para de ir e muda para outro.
    felizmente comigo ela continua,assim vou dando alguma assistência.Já passei para ela o endereço de seu blog,o end do Blog do João e outros ,mas parece que ela tem mesmo dificuldade de aceitar.Mesmo uma pena,o principal não é taxar como autista,não é?
    Fico feliz cada vez que leio as pérolas de Breno.ADORO!parabéns ,vocês são demais.Que Deus continue te iluminando.Feliz Páscoa,e beijinhos no Breno.Ah,e diz pra ele que é um gatinho muito lindo.

    ResponderExcluir
  2. É qdo lemos a evolução da criança autista arrepia...sempre começa: "era um bebê normal,sorridente(e as fotos estão lá)...de repente parou de falar, etc, etc...
    A minha hostória é assim, o meu é amis novinho , mas vendo a evolução do teu me da mais esperança!

    ResponderExcluir