terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

BRITÂNICOS CRIAM DESENHO ANIMADO PARA TRATAR AUTISTAS


BRITÂNICOS CRIAM DESENHO ANIMADO PARA TRATAR AUTISTAS
Animação ensina autistas a reconhecer emoções humanas. Com desenho, elas passam a se relacionar melhor com pessoas


Especialistas britânicos em autismo lançaram nesta terça-feira (09) uma forma inovadora de ajudar crianças com esta patologia a reconhecer emoções, usando vídeos de animação.
Um DVD intitulado "The Transporters" (Os Transportadores, em tradução literal), sobre as aventuras de carrinhos de brinquedo dotados de faces humanas que se movem digitalmente, cada qual com 15 episódios, cada um concentrado em uma emoção em particular, como felicidade, medo ou surpresa.
"As crianças autistas se sentem atraídas e fascinadas pelos veículos por causa de seu movimento previsível e repetitivo", explicou o professor Simon Baron-Cohen, do Centro de Pesquisas sobre o Autismo da Universidade de Cambridge, responsável pela co-produção do DVD. "Nós decidimos combinar carros de brinquedo e faces humanas para criar uma forma divertida de ajudá-las a aprender sobre emoções e expressões faciais", disse à AFP.
As crianças autistas têm aversão à imprevisibilidade do comportamento humano, tipicamente se afastando do contato com outros, e têm uma capacidade limitada de compreender as emoções das outras pessoas.
Um estudo com 20 crianças autistas demonstrou que, depois de um mês assistindo à série, sua habilidade de reconhecer emoções aumentou de maneira significativa, o suficiente para acompanhar o desenvolvimento normal de crianças de sua idade.
O professor Baron-Cohen espera que as famílias que receberam um dos 30.000 DVDs se apresentem como voluntárias para ajudá-los a fazer pesquisas mais aprofundadas sobre os efeitos do projeto.
Agora, o próximo passo é fazer estudos com crianças autistas com cerca de dois anos de idade para ver se as descobertas podem ajudá-las. Ele também espera investigar as mudanças ocorridas nos cérebros das crianças que assistirem à série.
O DVD inclui material para acompanhar a animação, tal como jogos interativos, para ajudar as famílias e seus filhos a extraírem os maiores benefícios de seu conteúdo.
"The Transporters" foi produzido pelo Departamento de Cultura, Mídia e Esportes britânico, em conjunto com o Centro de Pesquisas sobre o Autismo e a produtora de animação Catalyst Pictures.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário aqui! Bjs

3 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABE A CAUSA DO AUTISMO ? SE E VERDADE OU O ESTADOS UNIDOS VAI MESMO INVESTIGAR AS VACINAS QUE TEM MERCURIO QUE PODE CAUSAR AUTISMO INFANTIL ? TENHO QUASE CERTEZA QUE CAUSA NÃO E GENETICA .

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se esse dvd ja tem traduzidoem portugues
    shelma

    ResponderExcluir
  3. Como faço para comprar esse DVd?Sou professora de educação especial e seria muito útil ter esse dvd.

    ResponderExcluir